Previsão Semanal de Ouro: XAU/USD

  • Ouro perdeu mais de 5% em uma base semanal pela primeira vez em um ano.
  • A força de USD Unabated USD no deslocamento hawkish do Fomc dominou os mercados financeiros.
  • O próximo alvo na baixa está localizado em $1.756.

Depois de fechar a semana anterior no território negativo, o ouro permaneceu sob uma pressão baixista modesta durante a primeira metade da semana e registrou perdas na segunda e terça-feira. Com a força de recolhimento de USD durante as horas de negociação americanas na quarta-feira, XAU/USD estendeu seu deslize e perdeu quase 5% em um intervalo de dois dias para tocar seu nível mais baixo em seis semanas, em $1.767, nesta quinta-feira. Apesar de a dupla ter encenado uma correção antes do fim de semana, ela teve dificuldades para preservar seu ímpeto de recuperação e fechou um pouco acima de $1.770 com perda semanal de 5,5%.

✅ Abra sua conta GRATUITAMENTE e ganhe 30$ para começar Day trade (https://bit.ly/AbrirContaXm)

O que aconteceu na semana passada

Os dados publicados pelo US Bureau of Labor Statistics revelaram nesta terça-feira que o Índice de Preços ao Produtor (PPI) para demanda final subiu 6,6% em uma base anual em maio, em comparação com a expectativa de mercado de 6,3%. Outros dados dos EUA mostraram que o varejo Vendas contraiu 1,3% em uma base mensal após a expansão de abril de 0,9% (revisada a partir de 0%). Não obstante, os participantes do mercado praticamente ignoraram essas leituras antes do evento de Fomc altamente antecipado da quarta-feira.

Seguindo sua reunião de junho, o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) anunciou que deixou a taxa básica de juros, a faixa de meta para os fundos federais, inalterada em 0 %-0.25% como amplamente esperado. Em seu resumo atualizado de Projeções Econômicas, o Fomc revelou que sete formuladores de políticas viram uma decolagem na taxa de fundos do Fed a partir de zero em 2022, em comparação com quatro formuladores de políticas em março da publicação. Mais importante ainda, o número de formuladores de políticas que esperam uma elevação da taxa de juro a partir de zero em 2023 subiu para 13 a partir de sete em Março.

Em sua declaração de política, o Fed reiterou que manterá a política acomodatícia até que a inflação corra moderadamente acima de 2% por algum tempo, de modo que as médias da inflação de 2% ao longo do tempo e as expectativas de inflação de mais longo prazo permaneça bem ancoradas em 2%.

Durante a coletiva de imprensa, o Fomc Chairman Jerome Powell reconheceu que não estão desfalque a possibilidade de a inflação ficar alta por mais tempo do que esperado. Powell observou ainda que será apropriado considerar um plano para taper nos próximos minutos se a economia continuar a progredir.

O deslocamento de hawkish testemunhado na trama de pontos do Fed e os comentários cautelosos do chairman Powell com relação à perspectiva de inflação desencadeou um rali de USD. Refletindo a força de USD com base ampla, o US Dollar Index (DXY) subiu ao seu nível mais alto em dois meses em 92,07 na sexta-feira e ganhou mais de 1,5% na segunda metade da semana.

Na quinta-feira, o Departamento de Trabalho dos EUA disse que os Pedidos Jobless iniciais subiram para 412.000 na semana que se encerra em 12 de junho. Esta impressão veio em pior do que a estimativa de analistas de 359.000 mas não conseguiu desencadear uma perceptível reação do mercado à medida que o desempenho do greenback continuou dominando os mercados financeiros.

Na ausência de lançamentos de dados macroeconômicos de alta camada na sexta-feira, os comentários do presidente do Fed de St. Louis, James Bullard, proporcionaram um impulso adicional ao USD e o DXY esticou seu comício semanal, tornando difícil para XAU/US$ apagar suas perdas. Bullard reconheceu que a reunião de junho do Fed representou um “movimento um tanto hawkish” e acrescentou que a inflação está mais intensa do que o esperado.

✅ Abra sua conta GRATUITAMENTE e ganhe 30$ para começar Day trade (https://bit.ly/AbrirContaXm)

Na próxima semana

Na terça-feira, Powell estará testemunhando perante a Comissão de Seleção da Câmara sobre a Crise de Coronavírus às 1800 GMT em uma audiência intitulada “Lições Aprendidas: A Resposta Da Reserva Federal À Pandemia De Coronavírus”. É improvável que o presidente mude seu tom apenas alguns dias após a reunião do FOMC e suas observações dificilmente terão um impacto significativo na valorização do USD.

Na quarta-feira, a IHS Markit publicará os relatórios preliminares de Manufatura e PMI de Serviços para junho. Os números da manchete devem confirmar a expansão em curso a um ritmo robusto tanto no serviço quanto nos setores de manufatura. Os investidores, no entanto, vão ficar atentos aos detalhes subjacentes com relação às pressões de preços de entrada. Caso esses relatórios reafirmem a visão de que a inflação continuará a subir, o USD poderia reunir força adicional e pesar sobre XAU/USD.

Na quinta-feira, o Bank of England (BoE) anunciará sua decisão política. Não haverá uma conferência de imprensa e o BoE poderá abster-se de alterar a sua orientação para a frente. Não obstante, uma perspectiva hawkish poderia desencadear um aumento acentuado do par GBP/USD e ajudar o XAU/USD a se tornar norte. Enquanto isso, o US Bureau of Economic (BEA) vai divulgar nesta segunda-feira a versão final do crescimento do PIB do primeiro trimestre do primeiro trimestre, que deve igualar a estimativa anterior, de 6,4%.

Finalmente, o BEA publicará o Índice de Preços de Consumo Pessoal Núcleo (PCE), o indicador preferido de inflação do Fed, na sexta-feira. O Índice de Preços do Núcleo PCE tem previsão de alta para 2,9% em maio, de 3,1% em abril. Uma inflação de PCE mais forte que o esperado PCE deve permitir que o greenback continue superando seus rivais e vice-versa.

Perspectivas técnicas de ouro

No gráfico diário, o indicador Índice de Força Relativa (RSI) caiu abaixo de 30 pela primeira vez desde o início de março, sugerindo que a dupla poderia estágio uma correção técnica antes da próxima etapa para baixo. No entanto, o XAU/USD se rompeu abaixo dos 200 dias e dos SMAs de 100 dias em um intervalo de dois dias, refletindo o domínio dos vendedores no ambiente atual.

A menos que o ouro faça fechamento diário acima de $1.800 (100-dia SMA, nível psicológico, Fibonacci 50% retratação da tendência de alta de abril a junho), a pressão baixista deve permanecer intacta no curto prazo. Acima desse nível, a próxima resistência crítica está localizada a $1.825 (retratação Fibonacci 38,2%) à frente de $1.835 (SMA de 200 dias).

Na parte de baixo, o suporte forte parece ter se formado em $1.770 (retratação Fibonacci 61,8%) antes de $1.756 (nível de 29 de abril baixo, estático) e $1.745 (nível estático).

Pesquisa de sentimento de ouro

A Pesquisa de Previsão de FXStreet mostra uma clara mudança baixista na perspectiva do ouro. Embora o ponto de vista de uma semana para uma consolidação de curto prazo com uma meta média de $1.768, as perdas adicionais são esperadas em visualizações de um mês e de um trimestre. Além disso, alguns especialistas estão vendo o ouro cair abaixo de $1.600 nos próximos três meses.

✅ Abra sua conta GRATUITAMENTE e ganhe 30$ para começar Day trade (https://bit.ly/AbrirContaXm)

Fonte: www.fxstreet.com/analysis/gold-weekly-forecast-xau-usd-poised-to-extend-slide-after-breaking-key-supports-202106181913

Sobre o autor: Ricardo Osório Trader Ativo(a) Scalper Trader

Meu nome é Ricardo Osório, sou Trader e Empreendedor digital.

Sou o criador do TraderDicas.com e minha real intenção é ajudar as pessoas no mercado financeiro principalmente como traders.

Percebi que quando eu ensinava e compartilhava conteúdos de qualidade para outras pessoas, eu estava aprendendo ainda mais...

por isso decidi criar uma comunidade para que possamos tirar dúvidas uns com os outros de forma gratuita e compartilhar experiências no day trade, swing trade, scalper entre outras modalidades.

TraderDicas.com é Indicado para Traders e Investidores de todos os níveis.

se você está lendo isso, seja muito bem vindo(a)!

Um grande abraço e te vejo por aí!

Deixe seu comentário, Participe!

Entre ou cadastre-se!
Junte-se a maior comunidade de Trades e Investidores do Brasil! Tenha acesso a diversos indicadores, setups, planilhas, e-books entre outros.

Comentários

Nenhum comentário ainda